Corredores da Ilha

Vitória – ES

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    2009
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    14/02 - Corrida do Carnaval (Vila Velha) (concluída)
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    26/04 - 5ª Corrida Rústica 174 anos da PMES (Vila Velha)
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    17/05 - 5ª Corrida 17º Aniversário do BPRv/PMES
    24/05 - VIII Minimaratona da Paz em Vitória
    31/05 - 3ª Corrida de Castelo 10Km
    31/05 - I Corrida Banescard
    07/06 - Circuito Corrida da Orla – 2ª etapa (Vila Velha)
    12/06 - 1ª Corrida dos Namorados
    14/06 -  Corrida das Ilhas de Santa Maria e Monte Belo
    28/06 - 32ª Corrida São Pedro 11Km (Cachoeiro de Itapemirim)
    04/07 - Beach Night Run - 1ª etapa (VIX)
    19/07 - 4ª Seis Milhas do Colôno 9,6Km (Santa Maria de Jetibá)
    26/07 - 4ª Corrida da Polenta 10Km (Venda Nova do Imigrante)
    02/08 - 3ª Corrida da OAB/ES - 5Km

    16/08 - 20ª Dez Milhas Garoto
    23/08 - III Corrida do Dia do Soldado - 10Km (VIX)
    06/09 - Circuito Corrida da Orla – 3ª etapa (Vila Velha)
    13/09 - 2ª Meia Maratona Volta da Ilha de Vitória
    20/09 - IV Corrida Intercampi FAESA - 9Km
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    24/10 - Beach Night Run - 2ª etapa (Vila Velha)
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    08/03 - Meia-Maratona de São Paulo (concluída)
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    06/09 - Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro
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    06/12 - Volta Internacional da Pampulha (BH)
    31/12 - 85ª Corrida Internacional de São Silvestre

    Internacionais
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Em que horário correr?

Posted by raisapalazzo em 20 novembro, 2008

Em que horário correr?

Manhã tarde ou noite. Aqui você encontra os prós e os contras de treinar em cada um desses horários para escolher o melhor período para você.

A atividade física já conquistou um lugar na sua rotina cheia de compromissos. Você percebe uma diferença de rendimento no treino em períodos diferentes do dia, mas não consegue identificar qual é o melhor horário para correr. Confira o período mais adequado para sua fase de evolução.

* Manhã

Vantagens

– Dá uma sensação de dever cumprido e mais disposição para as demais tarefas do dia;

– A aclimatação para provas também é um ponto forte, pois a maioria delas é feita pela manhã e o atleta se sente mais preparado para esses eventos;

– O clima é mais ameno, pois o sol ainda não está tão forte.

Desvantagens

– É preciso moderar a carga de treino nesse horário, pois o corpo tende a estar menos aquecido e requer uma adaptação progressiva;

– Ter que acordar muito cedo pode ser uma desvantagem para quem não conseguiu dormir as horas necessárias. O desempenho tende a cair.

Dicas

– A alimentação para quem treina nesse período merece atenção especial. Isso porque o atleta deve fazer um desjejum antes do treino, com alimentos de fácil digestão, e um lanche depois para repor as perdas. Nunca corra de estômago vazio;

– Evitar o horário a partir das 10h, pois o sol já está forte demais. Prefira esse período para treinos;

– Prefira esse período para treinos mais intensos e de velocidade.

 * Tarde

Vantagens

– Nesse horário, o corredor já fez (ou deveria ter feito) pelo menos três refeições, o que garante a reserva de glicogênio muscular necessária para um bom rendimento;

– Período bom para aqueles que não se adaptam à rotina de acordar cedo e possuem compromissos na parte da noite.

Desvantagens

– A exposição ao sol e à temperatura ambiente é mais alta;

– É difícil ter companhia para correr nesse horário, já que os períodos mais populares são noite e manhã.

Dicas

– Alimente-se bem no almoço e só saia para correr duas horas após a refeição;

– A proteção solar merece atenção especial. Prefira locais arborizados ou menos suscetíveis ao clima externo.

* Noite

Vantagens

– A temperatura é mais amena nesse período;

– A maioria das assessorias e grupos de corrida treina nesse horário, o que agrada aqueles que gostam de correr com companhia;

– As horas de sono pós-treino tornam a recuperação metabólica mais rápida;

– Boa opção para aqueles atletas que não “funcionam” bem de manhã e se sentem agitados durante a noite, pois pode ajudar a proporcionar uma boa noite de sono.

Desvantagens

– Treinar só nesse período pode dificultar a aclimatação em dia de provas, que geralmente são realizadas de manhã;

– O cansaço das atividades diárias pode afetar o rendimento na corrida;

– A possibilidade do surgimento de imprevistos é grande nesse período, como eventos sociais, por exemplo.

Dicas

– Prefira esse horário para treinos mais longos de rodagem;

– Corra em lugares iluminados e fique atento ao terreno irregular com possíveis desníveis e buracos;

– Programe seu treino para terminar pelo menos duas horas antes do horário que costuma dormir, pois a carga de adrenalina pode prejudicar o sono.

 Fonte: Revista O2

2 Respostas to “Em que horário correr?”

  1. Finalmente hein! Sou mais adepto da corrida a noite; eu não “funciono” muito bem de manhã rs. Mas é essencial não deixar de treinar de manhã, afinal, a maioria das corridas são nesse horário, e como moramos numa cidade quente e úmida, o desgaste é muito maior nas horas em que há sol.

  2. Naone said

    Eu também prefiro pela noite, mas acho que é mais uma questão de disponibilidade de tempo e de costume, porque não tenho nada contra correr de manhã, aliás quando posso fazer isso passo o dia muito bem, me sinto mega disposto.

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