Corredores da Ilha

Vitória – ES

  • Próximas corridas

    2009
    Espírito Santo
    14/02 - Corrida do Carnaval (Vila Velha) (concluída)
    15/03 - Circuito Corrida da Orla – 1ª etapa (VIX)
    21/04 - IV Corrida da Penha (concluída)
    26/04 - 5ª Corrida Rústica 174 anos da PMES (Vila Velha)
    26/04 - Corrida de São Marcos (Nova Venécia)
    01/05 - Corrida do Trabalhador da Indústria - FINDES
    03/05 - VII Corrida Rústica Dia das Mães (Guarapari)
    09/05 - 16ª Corrida de Venda Nova do Imigrante
    10/05 - 3ª Maratoninha Caixa (infantil)
    17/05 - 5ª Corrida 17º Aniversário do BPRv/PMES
    24/05 - VIII Minimaratona da Paz em Vitória
    31/05 - 3ª Corrida de Castelo 10Km
    31/05 - I Corrida Banescard
    07/06 - Circuito Corrida da Orla – 2ª etapa (Vila Velha)
    12/06 - 1ª Corrida dos Namorados
    14/06 -  Corrida das Ilhas de Santa Maria e Monte Belo
    28/06 - 32ª Corrida São Pedro 11Km (Cachoeiro de Itapemirim)
    04/07 - Beach Night Run - 1ª etapa (VIX)
    19/07 - 4ª Seis Milhas do Colôno 9,6Km (Santa Maria de Jetibá)
    26/07 - 4ª Corrida da Polenta 10Km (Venda Nova do Imigrante)
    02/08 - 3ª Corrida da OAB/ES - 5Km

    16/08 - 20ª Dez Milhas Garoto
    23/08 - III Corrida do Dia do Soldado - 10Km (VIX)
    06/09 - Circuito Corrida da Orla – 3ª etapa (Vila Velha)
    13/09 - 2ª Meia Maratona Volta da Ilha de Vitória
    20/09 - IV Corrida Intercampi FAESA - 9Km
    18/10 - 5ª Dez Km UNIMED (a confirmar)
    24/10 - Beach Night Run - 2ª etapa (Vila Velha)
    08/11 - Corrida do Carteiro
    15/11 - 2ª Seis Milhas Óticas Guarapari
    21/11 - Beach Night Run - 3ª etapa (Serra)
    22/11 - Corrida Zumbi dos Palmares
    29/11 - VIII Mini Maratona da Paz
    06/12 - Circuito Corrida da Orla – 4ª etapa (VIX)

    Nacionais
    08/03 - Meia-Maratona de São Paulo (concluída)
    15/03 - VIII Mini-Maratona de Paraty (18 km) (concluída)
    19/04 - Maratona de Santa Catarina (Florianópolis) (concluída)
    25/04 - Corrida 45 anos de Ipatinga
    29/04 - 2ª Meia-Maratona Linha Verde (Belo Horizonte)
    25/05 - 26ª Maratona de Porto Alegre
    31/05 - Maratona Internacional de São Paulo
    28/06 - Maratona e Meia-maratona Caixa Cidade do Rio de Janeiro
    06/09 - Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro
    04/10 - Meia Maratona Costa do Sol (Macaé - RJ)
    06/12 - Volta Internacional da Pampulha (BH)
    31/12 - 85ª Corrida Internacional de São Silvestre

    Internacionais
    08/03 - Meia-maratona de Paris
    22/03 - Meia-maratona de Lisboa

  • Assinar

X Volta Internacional da Pampulha

Posted by Rafael Morais em 14 dezembro, 2008

logo_eventoApós um pequeno período conturbado, voltei para contar como foi (foram) minha(s) aventura(s) em BH. Antes disso vou falar das pendências do blog:
– não esqueci de refazer um post para avaliação da corrida das Óticas Guarapari. Essa semana ainda eu faço
-vou liberar a avaliação final da Corrida do Carteiro ainda essa semana
– nem sinal do resultado da corrida Zumbi dos Palmares… vou correr atrás

Fora ainda as novidades prometidas há um bom tempo, que demandam tempo e ajuda (que tá difícil arranjar!!), mas que devem sair ainda esse ano…

Voltando a corrida da Pampulha então, aviso que será uma looooonga história (de acordo com sr. Aurélio, recomenda-se usar HIstória, e não mais Estória. Inclusive teremos que reaprender português muito em breve!). Portanto, pra quem está curioso e com NADA pra fazer, clique abaixo.

A IDA

O avião

O avião

Em uma nebulosa tarde de sexta-feira, iniciava minha tão sonhada viagem em um avião movido a HÉLICE. Além do fator diversão (pelo menos para mim… creio que minha namorada não concorda tanto hehe), um bom motivo para viajar pela TRIP é o preço da passagem. Só a ida, ficou 230 reais por cabeça (bem menos que TAM ou GOL).
O check-in foi feito tranquilamente e sem filas, afinal só cabem 46 pessoas na caranga. Mesmo com o tempo ruim, não chovia e embarcamos no horário. O avião é bem simpático do lado de fora… ele é baixo, o bagageiro fica entre a cabine dos pilotos e os passageiros e ele tem HÉLICES!! Lá dentro, dá pra se ver que algumas partes foram meio que reaproveitadas de outras companhias aéreas, mas mesmo assim, a disposição de cadeiras (2 fileiras de 2 assentos) agrada bastante e o espaço entre elas parece ser um pouco maior que os da TAM, GOL etc.

Decolando de Ipatinga

Decolando de Ipatinga

Ao ligar os motores, quanta tremedeira! Dona Raisa (pra quem não sabe, minha namorada) já começou a reclamar. Mas sabia que ia passar quando aumentasse o giro. De maneira geral, ele é um pouco mais barulhento que jatos e treme um bocado mesmo, mas nada que incomode (não a mim pelo menos!). Pelo menos, durante a viagem eles servem comida decente (e não aqueles amendoins malditos que nos fazem engasgar). De Vitória pra Ipatinga, foi servido algo que faz lembrar uma torta de frango; que estava gostosa; e de Ipatinga pra BH, um “rocambole” de frango meio seco… mas deu pra comer hehehe (acompanhados de bebida, claro).
Por fim… a viagem é bem legal. De Ipatinga pra BH ele voa baixo, dando pra apreciar bem a paisagem. E no final das contas, ele pousa na Pampulha, e não nos Confins do mundo. Saindo 16:20, ele chegou 17:45 em BH. Se você for de outra empresa aérea, certamente você descerá em Confins. Apesar da viagem ser mais rápida (50 minutos), você vai ter que pegar um busão de lá para BH, o que leva pelo menos 1 hora (sem trânsito), ou pagar uma fortuna de táxi. Faça as contas… tanto financeiramente, quanto em questão de tempo, vale a pena ir de aviãozinho. O único incoveniente é que não há vôo de BH para Vitória aos domingos…

O KIT

pc050038_1024x768Aproveitando que já estávamos na Pampulha, pegamos um táxi rumo ao Iate Clube para pegar o kit. O taxista mal-humorado nem sabia direito onde ficava, mas conseguimos chegar.
Como de costume, a entrega é muito bem organizada e, por ser sexta-feira ainda, não havia fila.
Confesso que não gostei da camisa que eles deram; o que me obrigou a comprar uma menos feia lá mesmo. Aproveitei que tinha um “estande” vendendo gel e afins, comprei o necessário pra corrida.

O JANTAR (sexta-feira)

Ribs on the Barbie... pedaços dele ainda vivem dentro de mim

Ribs on the Barbie... pedaços dele ainda vivem dentro de mim

Como havia combinado com minha prima, nos dirigimos ao Outback. Pra quem não sabe, Outback é uma rede americana de Steak House estilo australiano. Já tinha ouvido falar tão bem desse lugar mas nunca tinha ido. Nada como um jantar bem caprichado 2 dias antes de uma corrida mais longa, certo? ERRADO! Não lembro de ter comido tanto na minha vida.
Pra começar que tinha uma fila enorme. Mas o negócio lá é chique; você recebe um cartão gigante que vibra e pisca quando liberar a sua mesa… mas grandes bosta; o alcance dele é pequeno, então trata-se somente de uma frescura. Após UMA HORA E MEIA de espera, enfim o negocinho piscou.
Lá dentro é bem arrumado, com uma iluminação estilosa etc etc etc. Como estávamos morrendo de fome, caimos na besteira de pedir uma entrada: cebolas empanadas com molho. Pra mim, era PIMENTA com sei lá mais o que. No começo é bem gostoso… mas vai indo, sua língua, esôfago e estômago começam a reclamar. Ainda mais, era uma quantidade de “cebola” que quase não conseguimos comer tudo (Raisa comeu quase nada… dona Ana (a prima) comeu 1/3… eu quase dei conta do resto). Vencida essa etapa, chegaram os pratos principais. Para escolhê-los, o imbecil aqui resolveu pedir a sugestão do rapaz que nos servia. Obviamente ele sugeriu os mais caros e o bestão aqui os escolheu (3 diferentes para todos provarem).
Pra mim veio um filé com molho inglês e coisas não identificadas. Pra Raisa, filé com um molho que não me lembro mais hehe. Pra dona Ana, o lendário Ribs on the Barbie. O último, um monstro de costela com um molho fenomenal. Que comida gostosa mas, QUANTA COMIDA! Após mais de 2 horas, encerramos nosso expediente! Fomos pra casa quase vomitando (pra Ana não foi quase só hehehe) e falidos. NÃO VEJO A HORA DE COMER DE NOVO! hehe

SERRA DO CIPÓ

Eu, Raisa e Ana

Eu, Raisa e Ana

O sábado amanheceu meio feio. Acordamos cedo, com uma ressaca (alimentar!!) enorme e fomos rumo a tal Serra.
Lugar fantástico! Nem imaginava que existia um lugar desses há apenas 1 hora (com a Ana… 2 horas com pessoas normais) de BH.
Existe o Parque Nacional da Serra do Cipó mas nem chegamos a entrar. Lá não é permitido tomar banho em cachoeiras, e estávamos lá para isso. A região toda tem várias atrações: cachoeiras, esportes, trilhas etc. Tudo lá é pago! Até se você só quiser olhar, PAGA! Fomos primeiro na Cachoeira da Caverna. Lugar de encher os olhos! Arriscamos (eu e Ana) tomar um banho. Sabiamente, Raisa ficou de fora rindo dos patetas congelando. Andamos um bocado por lá… tiramos muitas fotos… e fomos almoçar.
Comemos em um restaurante no meio do nada (não lembro o nome mais). Local extremamente simpático pra quem não é fresco. Comida caseira mineira de verdade! Pedimos surubim frito com arroz, feijão, batata frita e salada. Vieram 3 enormes pedaços de peixe. Mais uma vez, Raisa fez cócegas no peixinho, enquanto eu e Ana devoramos o resto. A essa altura já devia ter engordado no mínimo uns 2 kg.
Serra Morena

Serra Morena

De tarde, fomos para as cachoeiras da Serra Morena… ainda mais belas (e consequentemente, mais caro). Andamos mais um bocado, tiramos mais fotos, entramos na água de novo (agora a Raisa entrou também) e fomos visitar o Juquinha.
Juquinha é uma estatua de um rapazinho… ah. Cansei de escrever bobeira. Depois a Ana vem aqui e conta a história do Juquinha.
Ao final do dia, para completar, fomos no Pizza Hut comer até morrer mais uma vez (“jantar de massas” hehehe).

A CORRIDA

pc070091_1024x768Domingo, dia 7 de dezembro. Acordei com uma sensação de peso horrorosa! Me aprontei e fomos pra Pampulha. A (anta? hehe) da minha prima não sabia onde ficava a largada. Optamos então por seguir o fluxo… o que deu certo. Estacionamos o carro próximo ao Mineirão e fomos andando 2 km até a largada. Chegamos relativamente cedo, sobrando tempo pra me acostumar com a ansiedade da corrida. 8:45 largaram os cadeirantes… algum tempo depois, a elite feminina. As 9:15, elite masculina e o resto.
Me despedi das meninas e fui pro povão. A rua ao redor da lagoa é extremamente apertada, então dá pra imaginar como estava antes da largada com 11 mil seres humanos amontoados. Com apenas 1 minuto de atraso, foi dado a largada. Os primeiros 500 m foram andando. Logo depois deu pra trotar um pouco.

Tio Hélio

Tio Hélio

Nesse início, uma boa surpresa: vejo de longe um branquelo com uma camisa que só poderia ser dele, do tio Hélio! Na verdade ele é primo da Raisa, mas quem se importa? Corredor de longa data, ele havia me ligado umas 2 semanas antes perguntando se iria ocorrer a 2ª Meia Maratona de Vitória. Também havia dito que provavelmente não iria correr a Pampulha, apesar de já ter feito inscrição. Mesmo assim, ele foi e esqueceu de avisar hehe. Aproveitando a oportunidade, vou divulgar a corrida que ele organiza em Brasília: Corrida do Coração. Não sei se ele já sabe a data, mas deve ser no primeiro semestre do ano que vem. Esse ano eu corri… foi muito bem organizada e com a presença de atletas famosos, como Franck Caldeira (agora entenderam a foto que eu tenho com ele?). Quando eu ficar sabendo, colocarei no site!
Mas voltando a corrida… batemos um papo até por volta do km 1,2 até que espaços foram surgindo para corrermos direito. Ele queria fazer em menos de 1 hora e 35 minutos… eu queria fazer em menos de 1 hora e meia… Nos despedimos e inicei a corrida de recuperação.

Tira foto de mim!

Tira foto de mim!

Minha cadência média tava horrorosa (algo em torno de 8 min/km). Dei uma puxada e por volta do km 6, minha média já estava abaixo de 5 min/km. O clima ajudou bastante; um pouco de sol, mas nada que incomodasse e pouco vento. O percurso plano também foi muito bom. A quantidade de água foi excelente e, pra completar, um posto com Gatorade!

 

 

 

"Sprint"

"Sprint"

Cruzei a metade com 44 minutos e 31 segundos. Eu tinha que manter o ritmo pra conseguir fazer em menos de 1 hora e meia. Até o final, eu rendi muito bem… o povo aplaudindo em quase todo o final do percurso é uma coisa que ajuda bastante! Dei o sprint final e consegui!!!
Tempo bruto: 1:29:43.
Tempo líquido: 1:27:33.
Distância: 18,16 km (corri mais que a elite hehe)
Cadência média final: 4:56
Escalada: +135,6 / -150,4 (está bem errado. O GPS enloqueceu em relação altitude, o que explica essa diferença)
Classificação geral: 1430º
Classificação faixa etária (20/24 anos): 87º

Kiprono Mutai (2º colocado), eu (1430º) e Franck Caldeira (3º)

Kiprono Mutai (2º colocado), eu (1430º) e Franck Caldeira (3º)

O vencedor foi NICHOLAS KIPRUTTO KOECH com o tempo de 53:05 seguido por CHEMWOLO KIPRONO MUTAI e FRANCK CALDEIRA DE ALMEIDA. No feminino, NANCY JEPKOSGEI KIPRON com o tempo de 01:02:23, SUELI PEREIRA SILVA e PRISCAH JEPTOO. Por fim fiquei feliz com meu tempo. Parabéns para o tio Hélio que terminou em 1:33:20 (agora eu to conseguindo chegar na sua frente!! hehe).

E para terminar a série de aventuras, dona Ana resolveu nos levar “aos Confins do mundo” para tomarmos o avião da volta (Gol dessa vez). No caminho, o pneu simplesmente se DESFEZ do nada! Estávamos um pouco em cima da hora, então fiz uma troca de pneu estilo F1 (já estou acostumado até demais) e chegamos a tempo. Uma hora de atraso e chegamos em Vitória…

Aproveito para agradecer primeiramente à minha namorada, por ter ido junto. E também à Ana, por ter nos levado pra tudo quanto é lugar!

Até a próxima!

Percurso

Percurso

Panorâmica

Panorâmica

Altimetria

Altimetria

2 Respostas to “X Volta Internacional da Pampulha”

  1. Raisa said

    Esse meu namorado…me coloca em cada roubada! Hehehehe =D
    Brincadeiras a parte, foi muito divertida nossa viagem, reencontramos pessoas queridas e conhecemos lugares fantásticos!

    Parabéns ao meu corredor! E um dia eu volto a correr…quem sabe.

    Raisa.

  2. Ana - a Prima! said

    Muito engraçadinho esse meu primo, queimando meu filme… e ainda por cima me chamando de anta!!! Pior é ele que nem olhou o nome do lugar direito que ía correr! Ah Rafa! Me aguarde!! hahahah
    Ri a bessa aqui!
    Beijos.

Deixe uma resposta

 
